quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Figo


A maioria das frutas possui vitaminas A, B1, B3 e C, e sais minerais como ferro e cálcio.

Sendo assim é bom consumí-las diariamente, e usando um pouco de criatividade, fica mais gostoso ainda de comer.

Contém ainda água, carboidratos e proteínas.Ah, e dizem que está associado à fertilidade.

O figo contém as seguintes vitaminas: A, B e B2, proteínas, sais minerais: magnésio, fósfofo e ferro, e é uma das frutas do clima temperado que mais possui cálcio.

A casca é rica em fibras e a fruta também grande valor biologico porque tem todos os aminoácidos essenciais.

A Lia anda meio enjoada e o Bia teve a grande idéia de fazer uma salada de frutas com groselha, pra variar um pouco.

As crianças amaram, e hoje ela só come frutinha com suco de laranja e groselha, ok, é doce pra caramba, mas se não tem outro jeito...

Fiz também um bolo com creme e uma compota usando figo e pêssego, que são coisas que as crianças gostam menos, você pode usar qualquer fruta de sua preferência.

Receitinhas:

Bolo com creme e frutas:

Fatias de bolo, ou você faz um pão-de-ló básico ou compra um bolo inglês de baunilha, assim não interfere muito no gosto das frutas.
1 lata de pêssego
Figo (compre a lata ou faça a compota)
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de soja ou creme de leite
1 colher (sopa) de maizena
2 xícaras (chá) de leite
1 gema
Coco ralado

Preparo:
Coloque numa panela o leite, dissolva a maizena e a gema, mexa, leve ao fogo.
Mexa sempre, engrossou, coloque o leite condensado, desligue e acrescente o creme de soja.

Montagem:
Num refratário, forre o fundo com fatias de bolo, dê uma molhadinha no bolo, com a calda das frutas, coloque uma camada de creme, uma camada das frutas picadinhas, tudo de novo na próxima camada, finalize com a camada de frutas e coco ralado. Coloque na geladeira.

Compota de figo:

No varejão você já encontra o figo pré-cozido, isso facilita o negócio.
Lave bem os figos, coloque numa panela bem grossa, com as pontinhas pra cima, vai acrescentando água devagar, conforme for secando. Aí dá uma espetadinha de vez em quando pra ver se tá molinho e beleza, reserve.
A calda faça como preferir, ou derreta o açúcar primeiro, depois acrescente água, ou mistua água com açúcar até dar ponto de calda. Coloque um cravinho e canela junto, pra ficar cheiroso. Coloque num pote de vidro os figos, jogue a calda e deixe na geladeira.


Um beijãozão!

Tenho uma coisa pra vocês lerem: " Descubra por você mesmo quais os bens ideais que você não quer. Sabendo o que você não quer, você irá, por eliminação, descarregando a mente, e só então ela compreenderá o essencial que está sempre aí."(Krishnamurti)

7 comentários:

Vivien Morgato : disse...

putz...figo não dá.
Nunca curti. Mas tenho carinho pela fruta, me lembra minha avó. Eu sempre comprava figos pra ela.;0)

Fábio Shiraga disse...

Bela frase para finalizar o post, Karen!
Salada de frutas é muito bom. Com groselha e suco parece mais interessante ainda. A próxima que meu pai for preparar, vou dar uns pitacos aqui. ;-)

Flavio Prada disse...

Duas coisas minha querida Karen Fresca. A associação do figo com fertilidade é mito, originado por associação de idéias pela semelhança da fruta com a “perseguida”. Aqui na Italia isso è muito conhecido, existem centenas de contos da carochinha, tanto è que o sinonimo de vagina mais utilizado è “figa”. Bem, a foto do teu post confirma isso. A segunda coisa è que no Brasil o que se costuma chamar de suco de groselha, na verdade è um melaço artificial feito de açucar, corante e flavorizantes onde a groselha mesmo passou lá do outro lado da rua. Fica o registro e um beijo. Continuo teu fã.

Karen B.B. disse...

Vivi querida, me diz que fruta vc gosta, vou preparar umas receitas.
Shira, senti sua falta.
Flávio, esse lance da groselha não sabia, aliás nunca tinha usado antes.Sobre a fertilidade, é claro, é tudo papagaiada, hahaha!
Beijos.

Biajoni disse...

bom, meu pitaco: a ligação do figo com a fertilidade não é papagaiada. ou será que é "mero acaso da natureza" que a fruta seja parecida com o órgão feminino? não é, assim como não é por acaso que a banana tem o formato fálico.
:>)

Karen B.B. disse...

Tá sugerindo que a banana transe com o figo amor? Hahaha! Minha opinião é a seguinte: qualquer coisa que vc faça pra desviar a atenção, a fertilidade, no caso, come figo e pensa que vai engravidar, vc desvia o foco, e funciona. Como adotar uma criança e engravidar em seguida... sabe como é?

Vivien Morgato : disse...

jaboticaba, abacaxi, banana.;0)