segunda-feira, 17 de março de 2008

Minha avó Maria cheia de graça...


Sábado fui visitar minha avó, vou uma vez por semana, morro de saudade dela.

Minha mãe se separou do meu pai e éramos muito pequenos, fomos morar com minha avó e um tio.

Meu avô? Faleceu, faz uns 18 anos já, mas antes disso, eles tinham se separado também. Meu avô era um cara muito legal, mas era namorador que dava medo, e aí, um ia, de repente, minha avó achou que devia dar um corretivo nele.

O velho saiu pra trabalhar e quando voltou, cadê minha avó, cadê os móveis da casa, e cadê os filhos dele? Ah, meus amigos, ela é fogo, ela simplesmente surrupiou uma grana dele, alugou um caminhão de mudanças, botou tudo em cima, e foi pra Santa Bárbara d´Oeste.

Isso é que é corretivo, fala sério? Hahaha!

Minha mãe tava casada com o meu pai já e morava aqui em Americana, então ficou fácil pra minha avó porque minha mãe a ajudou, ela arrumou um emprego no Hospital de Santa Bárbara, alugou uma casa, e foi viver a vida dela.

Tempinho depois, foi a vez da minha mãe dar um corretivo no meu pai, e foi pra casa de minha avó com a gente.

Meu avô, cada vez que brigava com uma namorada, ia pra casa da minha vó também, e reclamava delas, e pedia pra minha avó fritar ovos pra ele, e que ninguém jamais fritaria ovos como aqueles... ele adorava. Pareciam amigos de infância.

Minha avó trabalhou até os 65 anos no Hospital, trabalhava na cozinha. Ela tem 78 agora.

Hoje ela passa o tempo inteiro em casa, cuidando das plantas, da comida, ela planta o café que ela bebe, come os ovos das galinhas dela, planta o próprio chazinho, ela é uma graça, super tranquila, super gente boa.

Como ia dizendo, cheguei lá sábado, chamei, chamei, e ela não respondia, Lia tava dormindo no meu colo, não podia gritar muito... então comecei a pensar: ou tá surda, ou tá doente... e fui entrando até o quarto da minha mãe pra poder botar a ia na cama e levei o maior susto, a véia tava lá no quarto da minha mãe, no computador pra ser mais específica, jogando paciência spider, ou "ispáide aranha", como ela prefere dizer.

Eu disse:

- Vó, tou te chamando que nem louca, o que vc tá fazendo?

- Ai, ai, que susto menina, fica quieta, eu tô jogando.

- Vó, que jogo é esse? Precisa ficar tão perto da tela? Cê tá lambendo a tela vó, desliga isso.

- Que desligar o que sô, eu almocei correndo, nem lavei a louça ainda, pra poder jogar, espera um pouco, eu não faço nada que eu gosto, eu nem penteei o cabelo hoje de tanto que eu corro atrás desse povo, ave-maria...

- Vó, não penteou o cabelo? Meus Deus... murmurei... Vó do céu... Olha pra mim, fala comigo, tava com saudade de vc, vó...

- Hummm...

- Hummm o que, vó? Levanta já daí, vamos lavar a louça eu te ajudo...

- Ah, vá vc, não tá fazendo nada mesmo, deixa que eu jogo e cuido da Lia pra vc, vai, vai, vai logo.

Tava terminando a louça, e ela aparece:

- Menina, é "difíci" fazer as carreirinha das cartas, sabe? Mas eu consigo, elas num consegue me enganar, eu sou boa, depois que eu acabo, aparece escrito parabéns, hahaha! Eu sou boa...

- Sei... aparece parabéns, é? E desde quando vc fica na frente desse computador, vó?

- Desde que sua mãe comprou boba, eu descubro tudo, descobri umas fotos de sua mãe de biquíni... Que coisa feia, Deus do céu... no iorgute dela, sabe? Todo mundo deixa recado lá, vc tem né? Eu vi uma foto sua lá, vi foto da Lia, e seu site? Vc não coloca mais foto no seu site?

- No meu blog? Ah, vó não tenho tempo de ficar procurando fotos pra colocar lá, as vezes demora um pouco, e como a Lia não pára, fica difícil.

- Hummm, que pena, só ia lá olhar foto, não gosto de ficar lendo, vc é muito chata, fica falando de mato, hihihi!

- Eu não falo de mato, vó, eu sou vegetariana...

- Come comida de passarinho, que besta... Tá ficando velha e burra... Vc já almoçou?

- Não, não almocei, tem comida pra mim aqui?

- Tem alpiste dos periquitos, quer? Hahaha!

- Ai que gracinha, tá safada, né? Tá se achando só porque sabe mexer no computador. Vc tá bem de saúde, vó? Tá tomando remédio pra sua pressão alta ainda?

- Tou, vou tomar a vida inteira, mas o que eu acho que tá me ajudando é o chá que tou tomando... é bom que só vendo... Chama pau-tenente.

- QUÊ? Vó, que que isso, gente...

- Ih, menina besta, não é pau DO tenente, hahaha! É chá!

- Vó, vc não existe...

Minha avó é uma figura, ela é especial demais na minha vida e na vida dos meus filhos. Amo demais essa velhinha.
Espero poder durante muitos e muitos anos rir dela assim, como fiz sábado.

Aproveite o tempo pra ficar com quem vc ama de maneira saudável, tente mostrar pra ela o quanto ela é especial na sua vida, vc nunca saberá até quando poderá fazer isso.

Aproveite cada encontro como se fosse último.

Boa semana! Beijinhos!

7 comentários:

Vivien Morgato : disse...

Tem umas histórias que só aqui mesmo,no seu blog...rs
E eu assino embaixo:tem que aproveitar a cia de quem se ama ao máximo,máximo mesmo.;0)
beijocas.

*****

quando vc tiver um tempo,dá uma passada na Lu do Epa (está linkada no meu blog),vc vai ler histórias de famílias absurdamente bacanas e engraçadas.
beijocas again.

Cacau Pantoja disse...

Você não tem idéia do quanto eu me diverti lendo esse último post. Obrigada, meu dia está melhor agora.

Claudia Lyra disse...

EU QUERO QUE SUA AVÓ SEJA MINHA AVÓ TAMBÉM!!!! Pronto, falei!

Huahuahua... adorei o jeito dela! Uma gracinha!

Ps - Saudade de você, menina... mas a coisa tá apertada aqui pra mim...

Ps2 - Ontem encontrei com Belle na rua. Ela está linda!!!

Ana disse...

ôrra, eu chorei de tanto rir.
Olha, minha sogra andava doente, tinha depressão, dor daqui e dali, tinha dor até no fio de cabelo. Tomava cada puta remédio...De repente também descobriu o "iolKUrte" e não é que a velha sarou ???
Dá um trabalho porque vive fazendo coisa errada no computador, abre arquivo com vírus e o escambau. Mas....EUREKA....sarou, voltou a viver, não reclama mais de dor nenhuma, não toma mais remédio !!!! SANTA INTERNET E IOLKURTE.

BEIJOS PRA VOCÊ.

Anônimo disse...

ha ha ha...muito hilário este post! Visitei o seu blog pela primeira vez hoje e já vou colocá-lo nos meus favoritos. Leio sempre o Chucrute com Salsicha e resolvi espiar os outros blogs que estão na lista da Fer. Não me decepcionei! A sua vó é muito fofa! Eu perdi as minhas quando eu tinha apenas 2 anos, então nunca soube o que é ter uma super avó como a sua! Aproveite o máximo!

Beijocas nos filhotes fofos!
Edvani
edvanimb@videotron.ca

Anônimo disse...

Primeiro de tudo que saudade dessa familia linda.Segundo de tudo que vó mais gracinha.terceiro e último de tudo, é verdade, como reclamamos de tudo. Bem acho que vou tomar um chá de camomila. Bjs

clabrazil disse...

Que avó ótima! A minha também joga o Jogo do Milhão pelo computador.
Adorei teu blog. Voltarei e porei link no meu.

Beijim,
Clarisse