quinta-feira, 17 de março de 2011

Dona de casa em crise

Cá estou, cheia de intrigas.

Quando engravidei da Lia, achei melhor dar um tempo no trabalho. Fiquei cuidando da casa, lavando, passando, cozinhando, lendo muitos livros sobre Macrobiótica, sobre alimentação para bebês, devorando os livros de Sonia Hirsch... sempre pensando em comida e no bem estar da minha família.

Um dia percebi que meu marido precisava de ajuda. Os trabalhos estavam acumulados, ficávamos longe um do outro todo o dia porque ele trabalhava em outra cidade.

Nos mudamos, assim ficaríamos juntos e eu finalmente poderia voltar a trabalhar. Mas estudando melhor a situação, não poderia ficar fora o dia todo porque as crianças ficavam em casa meio período.

Claro que eu poderia simplesmente colocar meus filhos na escola no período integral e encontrá-los somente no final da tarde, isso não seria o fim do mundo. Mas não consegui. Não consegui deixar meus filhos e minha casa; eu acreditei que não dá para ser bom em tudo e optei em ser APENAS boa mãe e participar de tudo na vida deles, cuidando da casa e cuidando de perto da educação deles.

Hoje não sei se valeu a pena. Lavei, passei, cozinhei, cuidei de marido e filhos. Mas não trouxe dinheiro para casa. Não ajudei a pagar as contas. Por mais que eu trabalhe, não sou eu quem fecha os contratos.

Vejo várias mulheres reclamando que trabalham fora e dentro de casa, mas se sentem valorizadas de alguma maneira por terem seu próprio dinheiro. São mais estressadas algumas vezes, mas têm seu próprio dinheiro. São independentes e auto-suficientes.

A palavra de ordem é trazer dinheiro pra dentro de casa, ninguém se importa se a casa está limpa e vc gasta todo o seu dia esfregando o chão ou meias sujas. Isso não é dinheiro. Ninguém se importa se as roupas estão passadas, se a mesa está posta e se tem comidinha fresca na mesa. Isso não é dinheiro.

Várias amigas minhas me perguntam como é que eu consigo ficar em casa e se eu gosto de limpar a casa. Estou começando a ficar com vergonha de dizer sim porque ser dona de casa está fora de moda, a dona de casa não é valorizada e muito menos respeitada. O que me deixa realmente triste.

15 comentários:

Janaina disse...

E é essa a verdade. Se há 50 anos o escândalo era uma mulher trabalhar fora, hoje o escândalo é ela NÃO trabalhar fora. É uma afronta uma mulher que diz com tranquilidade que adora cozinhar para o marido ou que se distrai passando roupa - ela logo recebe olhares de pena das outras como se fosse uma escrava. Chego a achar engraçado nós, mulheres ditas modernas, sentindo culpa por cuidar da casa... e gostar disso.

A Fresca disse...

É isso mesmo, Janaína. Achava que as pessoas deveriam se sentir felizes realizando o que sabem fazer de melhor. Mesmo que isso fosse cuidar da casa e da família.

Ana Elisa disse...

Oi, Karen, fiquei na dúvida se a crise é que você curte ser dona de casa, mas as pessoas não deixam você curtir; ou se você não curte. Isso ficou ambíguo pra mim. De qualquer forma, ser dona de casa está mesmo fora de moda. É uma coisa assim meio antiluta, algo assim. Minha avó não foi dona de casa, minha mãe não foi exatamente dona de casa, eu nunca quis ser. Mas o principal disso tudo não é porque ser dona de casa é ruim ou chato. O principal é a falta de reconhecimento que isso costuma ter, especialmente para quem convive conosco dentro de casa. Não tenha dúvida: marido confunde mulher com empregada. Não conheço maridos que digam 'obrigado' às suas esposas lavadeiras, passadeiras e copeiras. Importantíssimo: eles também não valorizam e admiram (pelo menos a maioria, vá lá) suas esposas bem-sucedidas fora de casa. Não mesmo. Raramente dão força, encorajam, acompanham ou algo assim. Eles lidam com suas chefes e diretoras, mas não com suas esposas nesses papéis. Isto é: não há saída com maridos. (Será que fui radical?) Gostaria muitíssimo de descobrir uma experiência diferente dessa comigo e entre amigas, mas não conheço ainda. Como é que faz, né? Não vejo nada de mal em quem realmente curte ser dona de casa. Mas deve haver respeito nisso. E raramente há. E acho bacana quando as mulheres assumem que gostam de trabalhar fora, se dão bem, e são respeitadas também. Outra coisa legal de lembrar é que trabalhar fora foi uma conquista histórica. Pelo menos se tem opção. Detesto o trabalho de dona de casa e seria triste se eu não pudesse fazer outra coisa. bj Ana Elisa

Ana Elisa disse...

Karen, lembrei de mais duas coisas: a gente não precisa trabalhar de 8h às 18h, todo dia, batendo ponto. Há alternativas. E dois: você é excelente fotógrafa! bj ana elisa

A Fresca disse...

Oi, Ana!
Sim, gosto de ser dona de casa, gosto de acompanhar meus filhos em tudo. Apesar de trabalhar fora alguns dias na semana, a maior parte do tempo faço minhas coisas de dentro de casa.
Estou fazendo faculdade, trabalho como assessora de imprensa, tenho investido meu tempo livre na fotografia, que é uma coisa que gosto muitíssimo.
Também tento ter minhas conquistas. Tímidas, confesso. Mas para mim são grandes conquistas. Vejo que as pessoas não respeitam a dona de casa mesmo, vc tá certa. Posso fazer qualquer coisa melhor que qualquer um, mas como estou aqui dentro e não bato cartão de ponto, nada que eu faça vale a pena. Beijos!

A Fresca disse...

Ana, foi isso que acabei de escrever. Eu trabalho aqui e me parece que não interressa muito, porque meu lado mãe e dona de casa é forte demais. Nunca escondi isso. Obrigada pelo elogio. Amo fotografar.

Maurício disse...

Bom, eu não sou mulher, nem pai, etc. Mas sou dono de casa. rs. E como já falei com vcs, realmente é um pouco frustrante isso de você fazer, se dedicar e não ter isto minimamente reconhecido. Já passei com namoradas e não é legal. Não que eu faça por reconhecimento ou no sacrifício, faço porque certas coisas precisam ser feitas e outras eu gosto, como cozinhar. Mas óbvio que esperamos um reconhecimento de leve. :)

Fora que seu dilema vai pra outra esfera também, né Karen. Sou daquela teoria besta que você tem que tentar equilibrar as coisas que gosta, dentro de um mundo possível. Se começou a não ficar tão legal, é hora de adaptar algumas coisas. Estamos sempre nos adaptando, afinal...

Força aí. Bjo.

Edna disse...

Fiz faculdade, trabalhei, casei, engravidei...Parei de trabalhar e estudar...Cuidar da barriga, curso de alimentação macrobiótica, ritmoprática diariamente (é um tipo de atividade física) Minha filha nasceu em casa, o parteiro foi meu marido...Que não é medico!Rs...Amamentei por três anos e só cuidava da cria e da casa...Tava realizada! Essa realização passa, que nem febre passa! Trabalhei com meu marido durante 13 anos e falimos...Nossa relação! Mudamos de comportamento! Faço saneamento ambiental e trabalho no laboratório de ecotoxicologia da faculdade! As crianças? Cresceram graças a Deus!
Família é bom, casa é bom, trabalho é bom e dinheiro é bom também...Porque não tudo de uma vez?
Beijo enorme Karen!

A Fresca disse...

Maurício: obrigada. Já disse que vc é muito diferente dos homens da minha geração, hahaha! Sou sua fã! Muito obrigada pela força. Beijo!
Edna: adorei seu comentário. Pode ser que tenha chegado a hora de mudar, me readaptar.

Anônimo disse...

Chama essa mulheres de amigas? Elas retratam a tua vida como uma porcaria e ainda assim "amigas"? Não acredito.
Querida, vc pode até não ligar pq não faz ideia de quem sou eu mas, pensa bem na tua vida e no que vc realmente sente quando essa gente não está por perto... Cada um tem sua história! A paz de Deus seja contigo!

Anônimo disse...

Também sou dona de casa, e amo isso, cuido da casa,do meu marido, vejo meus filhos crescerem, e me sinto realizada por isso.Beijos!!

Anônimo disse...

Por favor, me ajudem. Me sinto desmotivada, triste e sem animo nem mesmo para sair. Vejo minhas colegas senhoras que trabalham e super valorizadas, e sinto que tenho rejeitado a compania dessas pessoas pois tenho vergonha de dizer "escolhi ser dona de casa" pois no fundo é mentira.Hoje já não sei quem sou e oque gostaria de fazer nem mesmo por onde começar, pois a insegurança tomou conta do meu ser.Por favor me aconselhem .Por onde começo?

Paty disse...

No momento estou dona de casa, já trabalhei muito trouxe dinheiro p casa ,mas nada me traz tanta satisfação e bem estar quanto cuidar das minhas coisas e dos meus .Hoje sinto q a presença da mulher faz muita falta nos lares ,será que dinheiro compenssará o estado de tirania q se encontram nossas crianças algumas nem sentem a presença dos proprios pais,penso que isso acontece pelo abandono que elas se encontram portanto penso que se n tens filhos valera a pena trabalhar algumas hs por dia mas se os tem de prioridade para educa-los pq se um dia vc escutar "vc nunca cuidou de mim sempre trabalhou"

Anônimo disse...

Se um dia sua casa estiver mais limpa que vc tem ai um serio problema...uma psicóloga disse isso jm dia quando entrou na casa de uma mulher que tinha uma casa limpinha e arrumadinha....uma mulher que tinha duas crianças.....a piscologa olha bem para ela e disse ....nao faça isso com seus filhos não.

beti disse...

E agora 4 anos depois,como vc se sente?