Comidinhas frescas são tão boas! O ventinho que entra pela janela que refresca nossa alma. Cheiro-verde, hortelã, gengibre. Vinagre de vinho branco. Sopas, caldos, chazinhos. Escalda-pés no inverno. Saúde!
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Linhaça
A linhaça é a bola da vez, rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Fonte de ômega 3 que ajuda na construção de hemoglobinas que carregam oxigênio pelo sangue, a linhaça possui 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão possui 30%. Tem mais! Vitamina E, combate envelhecimento, contribui para a renovação celular, ômega 6. E também regulariza o intestino.
Estimula também a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação do sangue, eliminando o excesso de sódio nos rins, diminuindo a retenção de líquidos, então, meninas em TPM, dêem uma atenção especial à linhaça nessa fase.
Foi feito um estudo por uma professora canadense, Lilian Thompson em mulheres com câncer de mama e a linhaça ajuda na prevenção, ela produz fitoesteróides que retardam a ação a ação do estrógeno sore glândula mamária, isso quem explica é o Dr. Dirceu Pereira, diretor médico da Profert (Reprodução Humana de São Paulo).
Isoflavona é um outro fitoesteróide também encontrado na linhaça, ele imita o hormônio feminino, e pode ser usado na reposição hormonal, assim como a soja.
Mulheres com menopausa também tiveram sucesso numa pesquisa feita na Austrália, onde os sintomas da menopausa como dores de cabeça, suores, insônia, diminuíram em 80%, ah, e a taxa de coleserol e perda de peso também.
A ntricionista Ana Vládia Bandeira Moreira disse que embora contenha substâncias capazes de prevenir doenças, e outros benefícios, a linhaça deve ser utilizada com cuidado, a linhaça carrega compostos que podem interferir na absorção de nutrientes.Por enquanto o que se sabe, é que o aquecimento da linhaça neutraliza esse incoveniente. O calor diminui a atividade de algumas proteínas que podem atrapalhar o aproveitamento dos sais minerais.
Outra dica para aproveitá-la ao máximo, é triturá-la, pois tem uma casquinha dura que pode dificultar a absorção dos nutrientes.
Existem estudos com a semente aqui no Brasil também, achei muito interessante e pesquisei esses dias o que poderia ser importante saber, e é claro, tudo isso que estou passando pra vocês, é ótimo, mas não esqueça de falar para seu médico que está utilizando a linhaça, ou até mesmo um nutricionista, é bom ter um acompanhamento de um especialista, ok?
A quantidade diária recomendada também variou de 1 a 2 colheres.
Um beijão, ah, a Samantha deixou comentários fofos aqui, e o endereço do blog dela, fui visitar, adorei, ela também fala de comida, dêem um pulinho lá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Minha mãe sempre me obriga à comer linhaça. ;-)
Hahaha! Parece criança... beijinhos.
Putz, linhaça tem naquela música da Legião Urbana, "Acrilic on Canvas". É assim:
"E com as lágrimas que não brincaram com você destilei óleo de linhaça"
Brrr...
Linhaça...
Poxa quem diria!!!!
=]
abraços
Postar um comentário