Flacidez, celulite, rugas na área dos olhos, tpm, cabelos brancos... pensei que fossem esses os meus problemas, mas fui ao oftalmologista e descobri que tenho mais um: o ceratocone.
É uma doença que afeta a córnea, e que normalmente diagnosticada como miopia, mas com testes mais apurados, detecta-se o ceratocone. A córnea vai ficando bicudinha, como se fosse um cone mesmo, mas conforme o tempo passa, a tendência (que assim seja), é
estabilizar.
Há 5 anos atrás, fiz uma exame chamado ceratoscopia para fazer uma medição nos olhos e um teste com lentes de contato, já que é o meio mais apropriado de manter o ceratocone estável.
Desses anos para cá não consegui usar as lentes, infelizmente. O tempo passou e há uns dias atrás fiz um novo exame etive uma surpresa desagradável: não usei as lentes quando a doença mais evoluiu. Existem uns picos de avanço da doença de acordo com a idade.
Hoje, meu olho esquerdo enxerga duas vezes menos que o direito. Farei novos testes das lentes amanhã.
Sinto muita dificuldade quando dirijo, principalmente à noite, pois não identifico de onde vem as luzes dos faróis, quando leio também, é muito fácil confundir as letras. Mas meu oftalmo me disse que existe um material novo, mais confortável, mais seguro que as lentes rígidas anteriores.
É crer para poder ver. Beijoquitas!!!
Visitem anualmente um oftalmologista.